Produção Musical

Há dez anos venho exercendo a atividade de produtor musical. Mas qual é a função dele mesmo? O produtor musical é o profissional que participa da preparação da gravação ou de um show de uma banda ou cantor. Ele participa das diversas etapas do trabalho de um artista, tais como ensaios, arranjos e gravação. É o produtor que sabe se determinada música ou arranjo irão funcionar em um estúdio. Na última etapa, o produtor participa da pós-produção, masterizando e mixando o trabalho gravado.

Então o produtor muda o som de uma banda? Não, os bons produtores melhoram e conseguem tirar o máximo de cada músico que eles produzem. Em meu meio profissional, vejo muitas bandas boas com problemas em alguns instrumentos. Na verdade, com a ajuda de um produtor esses problemas seriam sanados com facilidade. Como também sou preparador vocal, preparo os vocalistas e cantores antes das gravações e os acompanho quando irão registrar a voz, o que os ajuda a alcançar melhor qualidade no trabalho proposto. Os maiores artistas musicais contratam preparadores vocais. Infelizmente, no Brasil ainda estamos desenvolvendo essa cultura. Mas a situação já melhorou muito.

Um olhar de fora da banda, uma pessoa musicalmente mais experiente e menos emocional, ajuda o grupo a atingir resultados mais eficazes do que se a própria banda produzisse. O custo vale a pena, pois, em vez de várias gravações de qualidade duvidosa, os artistas podem ter em seus primeiros trabalhos a qualidade que teriam após anos de tentativa e erro.

Eu trabalho com a preparação e a produção de todos os estilos musicais. Gravo cantores e bandas tanto profissionais quanto amadoras. Desde a pessoa que deseja realizar um sonho, homenagear a família ou fazer um convite para uma festa gravando um CD até bandas e cantores profissionais que almejam um lugar ao sol. Mande um e-mail para conversarmos, pois tenho muito a somar ao seu trabalho.

 

Comments are closed.